GitHub Pages

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Criando o Repositório Novo Para utilizar o GitHub Pages, obviamente, você precisa primeiramente criar uma conta no GitHub. Se ainda não fez isso, faça agora, clicando aqui . Tela Principal do GitHub Na tela principal do GitHub clique em Repositories  e depois no botão New . Na tela seguinte, no campo Repository Name  digite o nome de seu repositório. Utilize o método camel case  (quando a primeira letra do primeiro termo é minúscula e a primeira letra dos demais termos é maiúscula) ou separe por hífem. Logo depois, clique no botão Create Repository . Tela de criação de um novo repositório Fazendo Upload de Arquivos Após você criar o repositório, ele seguirá par a tela de código ( <> Code ). Neste tela, clique no link uploading an existing file  (Fazer upload de um arquivo existente). Na tela seguinte, você pode arrastar os arquivos criados para o quadro Drag files here to add them to your repository . A página inicial deve se chamar index.html . Caso sua p...

Criando Aplicativos com o MIT APP Inventor

            Para criar aplicativos com o MIT APP Inventor você precisa adicionar os componentes em tela, como pode ser visto na figura 1. Ao arrastar o componente, renomeie com algo que identifique o que o componente é e o que ele fará, como, por exemplo, chamar de btnFechar um botão (button) que fechará a aplicação. 

Figura 1 - Componentes e nomes dos componentes

            No lado direito da tela há a caixa de propriedades, onde ao modificar as propriedades do componente você poderá mudar a aparência ou o comportamento dele. Por exemplo, no caso do componente OrganizadorHorizontal1, modificamos a propriedade Largura para Preencher principal..., o que fará com que ele ocupe toda a largura da tela do dispositivo. A propriedade AlinhamentoHorizontal também foi modificada para Centro para que os botões btnAcessar e btnFechar fiquem centralizados (figura 2).

Figura 2 - Caixa de Propriedades

Programando o comportamento dos botões


            Para determinar o comportamento dos botões, selecione no topo direito da tela o botão Blocos. A janela de desenvolvimento será exibida. Ela tem duas caixas, sendo a da esquerda que exibe os grupos de blocos de programação e a da direita os blocos que você inseriu nesta janela, lembrando que seu aplicativo pode ter várias telas e você precisará programar o comportamento dos componentes em cada uma delas.

            Neste exemplo, a tela principal tem 2 botões e uma caixa de texto. Se o usuário acertar a senha que é 123 a segunda tela deverá ser exibida. Se clicar no botão fechar, o aplicativo deverá ser fechado. Você pode ver os blocos que definem o comportamentos dos 2 botões na figura 3.

Figura 3 - Blocos de programação.

            Assim, quando o botão btnAcessar é clicado ele testa se o conteúdo do componente txtPin é 123. Se for, abre a segunda tela e caso não seja, modifica o conteúdo do componente txtPin para INCORRETO. Já o botão btnFechar, ao ser clicado fecha o aplicativo.

Até a próxima!





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