GitHub Pages

Imagem
Criando o Repositório Novo Para utilizar o GitHub Pages, obviamente, você precisa primeiramente criar uma conta no GitHub. Se ainda não fez isso, faça agora, clicando aqui . Tela Principal do GitHub Na tela principal do GitHub clique em Repositories  e depois no botão New . Na tela seguinte, no campo Repository Name  digite o nome de seu repositório. Utilize o método camel case  (quando a primeira letra do primeiro termo é minúscula e a primeira letra dos demais termos é maiúscula) ou separe por hífem. Logo depois, clique no botão Create Repository . Tela de criação de um novo repositório Fazendo Upload de Arquivos Após você criar o repositório, ele seguirá par a tela de código ( <> Code ). Neste tela, clique no link uploading an existing file  (Fazer upload de um arquivo existente). Na tela seguinte, você pode arrastar os arquivos criados para o quadro Drag files here to add them to your repository . A página inicial deve se chamar index.html . Caso sua p...

Como Usar o Figma: Conceitos de Design e Layouts Multi-páginas

 

    O Figma é uma das principais ferramentas de design de interfaces e prototipagem usadas atualmente por designers e equipes de desenvolvimento. Sua interface colaborativa e baseada na nuvem facilita o trabalho em equipe e a criação de projetos complexos de forma rápida e eficiente. Neste artigo, vamos abordar desde a introdução ao Figma até conceitos mais avançados, como o uso de bibliotecas de recursos e o design de layouts multi-páginas, além de princípios de design essenciais para a criação de interfaces de qualidade.

Introdução ao uso do Figma

    O Figma se diferencia de outras ferramentas de design por ser totalmente baseado em nuvem, permitindo a colaboração em tempo real entre designers e desenvolvedores, o que reduz a necessidade de passar arquivos de um lado para outro. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o uso do Figma:

  • Interface simples e intuitiva: O Figma tem uma curva de aprendizado suave. Mesmo designers iniciantes conseguem navegar facilmente e criar projetos funcionais.
  • Colaboração em tempo real: A possibilidade de várias pessoas trabalharem no mesmo arquivo simultaneamente facilita a comunicação e acelera o processo de design.
  • Edição vetorial: Como o Figma é baseado em vetores, os elementos podem ser redimensionados sem perder qualidade, permitindo criar desde ícones até layouts completos.
  • Prototipagem interativa: Com o Figma, você pode criar protótipos interativos que simulam a navegação real em um site ou aplicativo, tornando-o uma excelente ferramenta para validar o design antes de implementá-lo.

Design de páginas no Figma

    Projetar páginas no Figma exige a combinação de habilidades de UI (Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário). Alguns conceitos fundamentais para design de páginas no Figma incluem:

  1. Wireframes e Mockups: Você pode começar criando wireframes (estruturas básicas da página) e, em seguida, desenvolver mockups mais detalhados. O Figma oferece uma série de ferramentas para desenhar componentes como botões, menus, formulários, entre outros.

  2. Grids e colunas: Utilizar grids (grades) no Figma ajuda a manter a consistência e o equilíbrio no design. As colunas são essenciais para organizar o conteúdo, especialmente em layouts responsivos, onde é necessário garantir que o design funcione em diferentes dispositivos e resoluções.

  3. Componentes reutilizáveis: Criar componentes no Figma é uma prática comum e eficiente. Esses componentes podem ser ícones, botões, ou até seções inteiras da página que podem ser replicadas em diferentes lugares. Se você alterar o componente principal, todas as cópias do componente serão atualizadas automaticamente, o que economiza tempo.

Bibliotecas de recursos no Figma

    As bibliotecas de recursos no Figma são coleções de elementos que podem ser reutilizados em vários projetos, garantindo consistência e eficiência no design. Essas bibliotecas podem conter:

  • Cores e estilos de texto: Permitir a padronização de cores, tipografia e espaçamentos em todos os projetos.
  • Componentes reutilizáveis: Como botões, ícones e cards, que podem ser utilizados em diferentes telas e projetos.
  • Design Systems: Um design system é um conjunto de componentes que segue um guia de estilo padronizado. As bibliotecas no Figma permitem que equipes criem e mantenham sistemas de design coesos, ajudando a assegurar que o design de diferentes páginas e produtos permaneça uniforme.

    Quando bem estruturadas, as bibliotecas de recursos facilitam o trabalho colaborativo, melhoram a consistência visual e tornam a manutenção do design muito mais ágil.

Layouts multi-páginas no Figma

    O Figma é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de layouts multi-páginas, ou seja, a criação de várias telas que fazem parte de um mesmo projeto, como em um site ou um aplicativo. Aqui estão algumas dicas para trabalhar com layouts multi-páginas no Figma:

  1. Artboards (Quadros de arte): No Figma, cada página pode ser representada em um artboard separado. É possível organizar essas páginas de forma visual e conectá-las para criar um fluxo de navegação.

  2. Protótipos interativos: Você pode vincular diferentes páginas em um protótipo interativo, permitindo que os usuários naveguem entre telas clicando em botões ou links. Isso simula a experiência de uso real, sendo útil para testar e validar a usabilidade do design.

  3. Responsividade: Ao criar múltiplas páginas, é essencial garantir que o design seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de tela. O Figma oferece ferramentas para ajustar os layouts conforme o dispositivo (desktop, tablet, mobile), permitindo a criação de designs flexíveis.

Organização do layout

    A organização do layout é uma parte crucial para garantir que o design seja claro e intuitivo para os usuários. Alguns princípios importantes para organizar um layout no Figma incluem:

  • Hierarquia visual: Definir a hierarquia de elementos (títulos, subtítulos, textos, botões) de forma que o usuário compreenda facilmente o que é mais importante. Tamanho, cor e contraste são ferramentas úteis para isso.
  • Grid System: Usar grids (grades) ajuda a manter uma organização consistente e estruturada. Isso é particularmente importante em layouts complexos com muitos elementos.
  • Proximidade e alinhamento: Elementos que estão relacionados devem estar visualmente próximos uns dos outros. Além disso, o alinhamento dos elementos cria um design mais limpo e fácil de entender.

Conceitos de contraste, repetição, alinhamento e proximidade no design

Esses conceitos são fundamentais no design, especialmente ao criar interfaces em ferramentas como o Figma. Eles fazem parte da Teoria Gestalt, que explica como os humanos percebem os elementos visuais. Vamos explorar cada um deles:

  1. Contraste: O contraste ajuda a destacar elementos importantes, como títulos ou botões de ação. Pode ser alcançado através de cores, tamanhos e formas diferentes. Por exemplo, um botão de “Chamada para Ação” (CTA) pode ter uma cor mais vibrante para se destacar.

  2. Repetição: A repetição de elementos (como estilos de botões, ícones, cores) ao longo de uma página ou de várias páginas cria consistência visual. Isso é crucial para proporcionar uma experiência familiar e coesa ao usuário.

  3. Alinhamento: O alinhamento adequado dos elementos dá ordem ao design e ajuda a criar um fluxo lógico. Usar as ferramentas de alinhamento do Figma garante que os elementos estejam visualmente equilibrados, facilitando a navegação do usuário.

  4. Proximidade: Elementos relacionados devem estar próximos uns dos outros para que o usuário entenda que pertencem ao mesmo grupo. Isso melhora a organização do conteúdo e facilita a compreensão do layout.

    O Figma é uma ferramenta poderosa para o design de interfaces que combina versatilidade e eficiência, além de ser altamente colaborativo. O uso de bibliotecas de recursos, a criação de layouts multi-páginas e a aplicação dos princípios de design Gestalt são fundamentais para garantir uma experiência de usuário fluida e consistente. Se você está começando ou já é um designer experiente, o Figma oferece as ferramentas necessárias para transformar ideias em projetos prontos para serem desenvolvidos.

Ferramentas similares

    Existem outras ferramentas de design de interfaces e prototipagem semelhantes ao Figma que também são online e, em alguns casos, gratuitas ou com versões gratuitas. Aqui estão algumas opções populares:

1. Adobe XD

  • Visão Geral: O Adobe XD é uma ferramenta de design de interfaces e prototipagem que faz parte da suíte Adobe Creative Cloud. Assim como o Figma, ele permite criar wireframes, mockups e protótipos interativos.
  • Colaboração: O Adobe XD oferece colaboração em tempo real, mas, ao contrário do Figma, não é totalmente baseado em nuvem (necessita de download).
  • Versão Gratuita: A Adobe oferece uma versão gratuita com limitações em termos de espaço e número de projetos.
  • Ideal para: Usuários que já estão familiarizados com outras ferramentas Adobe (como Photoshop e Illustrator) e querem integrar o fluxo de trabalho com o XD.

2. InVision

  • Visão Geral: O InVision é outra ferramenta de prototipagem online que permite criar layouts e protótipos interativos, facilitando a validação de ideias de design.
  • Colaboração: Ele também permite a colaboração entre equipes, com anotações e comentários sobre os designs diretamente na plataforma.
  • Versão Gratuita: O InVision tem um plano gratuito, mas é limitado em termos de quantos protótipos e projetos podem ser gerenciados simultaneamente.
  • Ideal para: Equipes que se concentram na prototipagem interativa e querem feedback rápido em projetos.

3. Sketch (com integração via Sketch Cloud)

  • Visão Geral: O Sketch é uma ferramenta popular entre designers de interfaces, mas é um software desktop disponível apenas para macOS. No entanto, com a integração do Sketch Cloud, é possível compartilhar arquivos online e colaborar.
  • Colaboração: Ao contrário do Figma, o Sketch não tem colaboração em tempo real diretamente no software, mas com o Sketch for Teams é possível compartilhar arquivos e trabalhar colaborativamente.
  • Versão Gratuita: O Sketch não tem uma versão gratuita completa, mas oferece uma avaliação gratuita de 30 dias.
  • Ideal para: Designers que trabalham em macOS e preferem uma ferramenta robusta focada em UI design.

4. Penpot

  • Visão Geral: O Penpot é uma ferramenta de design e prototipagem totalmente online e open-source (código aberto). Ele oferece funcionalidades semelhantes ao Figma, como a criação de wireframes, componentes e prototipagem interativa.
  • Colaboração: Por ser online, o Penpot permite colaboração em tempo real de forma semelhante ao Figma.
  • Versão Gratuita: O Penpot é gratuito e de código aberto, sem limitações de funcionalidades.
  • Ideal para: Designers que preferem uma ferramenta open-source ou que buscam uma alternativa completamente gratuita ao Figma.

5. Lunacy

  • Visão Geral: O Lunacy é uma ferramenta de design vetorial gratuita que oferece muitos dos recursos do Figma, mas é um aplicativo desktop que funciona tanto no Windows quanto no macOS e Linux.
  • Colaboração: Embora seja um software de desktop, o Lunacy permite colaboração em nuvem, facilitando o compartilhamento e o trabalho em equipe.
  • Versão Gratuita: O Lunacy é totalmente gratuito.
  • Ideal para: Designers que preferem uma ferramenta de desktop, mas ainda precisam de recursos de colaboração online.

6. Gravit Designer

  • Visão Geral: O Gravit Designer é uma ferramenta de design vetorial que funciona tanto online quanto como aplicativo desktop. Ele é versátil e pode ser usado para criar desde gráficos vetoriais até interfaces de usuário.
  • Colaboração: A colaboração não é em tempo real como no Figma, mas é possível compartilhar projetos online com outros membros da equipe.
  • Versão Gratuita: O Gravit Designer tem uma versão gratuita, mas com algumas limitações de recursos avançados.
  • Ideal para: Designers que precisam de uma ferramenta versátil para design gráfico e de interfaces, e que preferem a opção de usar online ou offline.

Comparando com o Figma:

  • Figma é único em ser completamente baseado na nuvem, oferecendo uma experiência sem necessidade de instalação e com colaboração em tempo real nativa. Muitas ferramentas concorrentes oferecem colaborações em tempo real, mas podem exigir aplicativos de desktop ou ter limitações na versão gratuita.
  • Penpot e Lunacy se destacam por serem opções gratuitas e com recursos comparáveis, enquanto ferramentas como InVision e Adobe XD são populares, mas podem ter restrições em seus planos gratuitos.

    Para quem busca flexibilidade, colaboração em tempo real e uma experiência totalmente online, o Figma continua sendo uma das opções mais completas, mas essas alternativas podem ser boas escolhas, dependendo das necessidades e preferências específicas.

Extra: Evolus Pencil

    O Evolus Pencil e o Figma são ferramentas de design voltadas para a criação de protótipos e wireframes, mas têm propostas e públicos diferentes. O Evolus Pencil é uma ferramenta simples e gratuita focada principalmente em wireframes e protótipos de baixa fidelidade. O Pencil é ideal para designers, desenvolvedores e até pessoas sem experiência em design que querem criar rascunhos de interfaces de forma rápida e sem complicações. Ele é mais voltado para a fase inicial de planejamento e prototipagem de interfaces, não sendo tão robusto em termos de design detalhado de UI.
    Tem uma interface muito simples e acessível, com uma curva de aprendizado bastante baixa. Ele oferece uma biblioteca de formas predefinidas, widgets e componentes de interface que podem ser arrastados e soltos, tornando-o fácil de usar. No entanto, ele é mais limitado em termos de flexibilidade e personalização dos elementos.
    Oferece recursos básicos de prototipagem, permitindo a criação de wireframes estáticos e alguns links entre as páginas. A prototipagem é de baixa fidelidade e limitada a funcionalidades simples de navegação entre páginas. É focado principalmente em wireframes e protótipos de baixa fidelidade.No entanto, é totalmente gratuito e de código aberto, sendo uma opção excelente para quem precisa de uma solução offline, simples e sem custos. Ele pode ser baixado e usado localmente, sem restrições.

 

Referências

  1. EVOLUS. Evolus Pencil. Disponível em: https://evolus.vn/Pencil/. Acesso em: 23 set. 2024.

  2. FIGMA. Figma. Disponível em: https://www.figma.com/. Acesso em: 23 set. 2024.

  3. HIRAMATSU, Marcela. Design de Interface: A importância da prototipagem e ferramentas de design. São Paulo: Editora Blucher, 2021.

  4. NORMAN, Donald A. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 2013.

  5. ROGERS, Yvonne; HAZLETT, Claire. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. 4. ed. Chichester: Wiley, 2015.

  6. GARBIN, R. Usabilidade e Design: A interface do usuário. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.

  7. PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Bill. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. 5. ed. Chichester: Wiley, 2019.

  8. TUFTE, Edward R. The Visual Display of Quantitative Information. 2. ed. Cheshire: Graphics Press, 2001.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GitHub Pages

Criando Aplicativos com o MIT APP Inventor